

A pigmentação das estruturas dentárias é uma das questões clínicas mais comuns relacionadas à estética em odontologia. O clareamento dental é simples e eficaz para solucionar este problema.
A estrutura dental possui grande permeabilidade permitindo que os agentes clareadores se difundam pelo esmalte e dentina, agindo sobre os pigmentos de alguns alimentos e bebidas, responsáveis pelo sorriso amarelado. Esses pigmentos são quebrados até serem eliminados da estrutura dental.
Para o sucesso do tratamento clareador é importante que se faça um diagnóstico preciso da causa da alteração da cor, para assim indicar o melhor tipo de clareamento para cada paciente.
Trabalhamos com dois tipos de clareamento dental. O clareamento dental de consultório, no qual é utilizado o laser para acelerar o processo, é realizado no consultório odontológico, em 2 ou 3 sessões, onde o gel aplicado é mais concentrado. Por isso, é realizado com barreiras gengivais e controle rigoroso do cirurgião dentista.
O clareamento caseiro é simples e igualmente eficaz. Com o uso de uma moldeira, o paciente aplica o gel em casa, conforme indicação do dentista, por aproximadamente 20 dias. Ao longo do tratamento, o paciente é avaliado para controlar o grau de clareamento.
A escolha do método utilizado vai depender da indicação de cada paciente, sendo levando em conta a estrutura dental, preferência pessoal, e ate mesmo a rotina diária do paciente.