

Disfunção Temporomandibular (DTM) é o termo usado para as anormalidades que acometem a articulação da mandíbula com o crânio (ATM), e os músculos da mastigação.
A causa geralmente é multifatorial, como traumas, estresse emocional, apertamento dos dentes acordado, bruxismo do sono, hábitos de roer unhas, mascar chicletes, morder lábios e bochechas, dentre outros. Os sintomas mais freqüentes são dificuldade, limitação e dor para abrir a boca, dores de cabeça, face e ouvido, travamento da articulação, e zumbidos. Os tratamentos são conservadores, com ótimos resultados e pode envolver autocuidado, uso de placas de mordida, fisioterapia, exercícios e medicação. Raríssimos casos têm indicação cirúrgica, desde que corretamente diagnosticados.
Para diagnosticar um problema de DTM, é realizada uma consulta de aproximadamente 1 hora, onde o profissional vai ouvir a história do paciente, e examiná-lo como um todo, tanto no âmbito psicossocial, quanto físico e oral. Após esta consulta o cirurgião dentista especialista dará o diagnostico do problema, e o tratamento adequado para cada caso.